Imagem

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

O que é Verificação Eletroacústica?

A verificação eletroacústica do aparelho auditivo engloba vários procedimentos capazes de informar com precisão como o aparelho auditivo funciona. Dentre os procedimentos de verificação eletroacústica estão as medidas de ganho de inserção, RECD, avaliação da oclusão, avaliação do recurso de redução digital de ruído, avaliação do consumo de bateria, entre outros. 

As medidas eletroacústicas representam um método válido, confiável e de fácil reprodução na avaliação do desempenho real do aparelho.

O que é Mapeamento de Fala?

O mapeamento de fala é um tipo de avaliação eletroacústica. Ele é o registro do sinal de fala amplificado fornecido pela prótese auditiva medido diretamente na orelha do paciente. Pode ser realizado tanto em adultos como também em crianças.

Com o mapeamento de fala é possível obter valores reais de amplificação para fala e com isso realizar ajustes mais precisos dentro do campo dinâmico de audição do indivíduo, levando ao aumento na satisfação com o aparelho auditivo e consequente redução no número de retornos para ajustes.

Como o Mapeamento da Fala é feito?

O paciente deve se sentar frente ao equipamento de avaliação eletroacústica. Serão inseridos pequenos tubos-sonda em sua orelha em conjunto com seus aparelhos auditivos para captação da amplificação gerada pelos aparelhos diretamente em sua orelha no momento de escuta do sinal em Português. 

A colocação dos tubos-sonda não causa nenhum desconforto ao paciente e a avaliação é rápida gerando dados importantes que serão utilizados para ajuste dos aparelhos auditivos.

Esta avaliação pode ser feita em qualquer idade?

Sim. Qualquer pessoa pode ter seus aparelhos auditivos verificados, porém o procedimento em bebês e crianças pequenas é um pouco diferente. Neste caso é necessário a realização do RECD, que garante que os ajustes possam ser feitos até mesmo na ausência da criança

O que é RECD?

Esta medida é uma alternativa às formas convencionais de verificação e é especialmente eficaz quando a criança não pode ou não consegue cooperar com os procedimentos necessários para a realização da avaliação. Nestes casos, ao invés da inserção direta do microfone-sonda na orelha da criança para avaliação do desempenho do AASI, essa resposta é prevista a partir de medidas no acoplador de 2cc e realizada com a utilização de fone de inserção acoplado ao molde auricular da criança. Por esta razão não é necessário que a criança permaneça sentada em posicionamento frontal para o equipamento de mensuração, e permite sua realização mesmo com alguma movimentação de cabeça ou até mesmo durante o sono.

Quero marcar uma consulta. Como devo proceder?

Você deve ligar em um de nossos telefones de contato ou mandar uma mensagem pelo nosso site para agendar sua consulta informando a marca de seus aparelhos auditivos e desde quando você os usa. Estas informações são importantes para assegurar seu atendimento, já que para cada aparelho auditivo são necessários diferentes softwares de programação e cabos específicos para conexão. 

Queremos ter a certeza de que poderemos oferecer a todos os nossos pacientes o melhor atendimento.

É necessário levar uma audiometria?

O ideal é que na sua consulta você já leve uma cópia de sua última audiometria (exame de audição). Sem ela não será possível realizar seu mapeamento de fala ou qualquer ajuste em seus aparelhos auditivos. Caso você não tenha uma cópia de seu último exame, não se preocupe que ele será realizado no IVA.

Nunca usei aparelhos auditivos e gostaria de tentar. Como devo proceder?

Agende sua consulta conosco e teremos o maior prazer em selecionar o melhor aparelho auditivo para o seu caso. Saiba mais.

Quanto tempo demora a consulta?

O tempo de cada consulta irá depender de cada caso. Normalmente é necessário uma entrevista com o paciente e checagem das condições de seus aparelhos auditivos (devem estar em perfeito funcionamento) prévios ao mapeamento de fala. O tempo mínimo da consulta é de 1:00 hr podendo chegar a 1:30hr.